Todos os dias, na rua, no trabalho, em casa, na escola e na prática física, estamos expostos a uma série lesões que podem comprometer o nosso estado de saúde ou até mesmo nossa integridade física. O que piora ainda mais tal fato é a falta de conhecimento em primeiros socorros, ou seja, como prestar o primeiro atendimento a esta pessoa ou atleta.
Prestar primeiros socorros requer domínio de habilidades e conhecimentos. O mais importante é que esses conhecimentos podem representar a diferença entre a vida e a morte, segundo David Homsi.
Seguem abaixo algumas ocasiões que podem ocorrer no dia a dia, e o que podemos fazer.
Ferimentos em casos de queda: às vezes, durante a largada em uma corrida, é comum algum atleta tropeçar e cair podendo causar ferimentos. Primeiramente, deve-se limpar bem a região ferida em água corrente, se houver algum material na ferida (prego, pedra, vidro) visível, você pode retirar. Caso contrário, deixe que médicos e enfermeiros o façam. Em casos de cortes profundos, tente estacar o sangue com roupa ou pano, apertando logo abaixo do local, fazendo um torniquete.
Febre: temperatura normal do corpo humano é de 36 e 37ºC. Quando a temperatura está acima, recomenda-se não praticar atividades físicas, muito menos competir. Além de diminuir seu rendimento, você pode chegar a desmaiar.
Entorses: a pessoa com entorse sente muita dor na articulação afetada. Quando há um entorse, a região pode ficar edemaciada (inchada) e com dor, algumas vezes pode acontecer hemorragia local, devido ao rompimento de vasos sanguíneos (região fica na cor de sangue). Deve-se imobilizar na hora o local e colocar gelo nas primeiras 24 a 48 horas, em média de 15 a 20 minutos de gelo, a cada 2 horas, para que o edema diminua e também cause uma analgesia. É importante procurar orientação médica e seguir outras condutas designadas pelo mesmo, para que se tenha certeza de que não houve fraturas e lesões ligamentares maiores.
Insolação: ocorre de forma súbita, devido ao forte calor. Como não sabemos a causa do desmaio, pede-se que coloque a vítima em um local com sombra e temperatura amena e espere por socorro médico.
Fraturas: Existem dois tipos de fraturas - a interna e a fratura exposta. Pessoas com fraturas têm dor intensa. O que se deve fazer é comparar o local da dor com o lado oposto, não tentar imobilizar a pessoa, a não ser que você conheça bem sobre primeiros socorros. O que se deve fazer é estancar sangue em casos de hemorragias, fazer com que a pessoa não se mova e esperar o resgate.
Distensão muscular: ocorre quando há um alongamento exagerado das fibras que compõem o músculo, dependendo do grau da distensão (pode ser grau I, II e III ). Como sintoma, a pessoa sente dor local, pode haver inchaço e hemorragia (acontece no grau III). Recomendo parar a atividade física imediatamente, pois continuar pode agravar ainda mais a lesão. Imediatamente coloque gelo no local 15 a 20 minutos, para que diminua a dor, edema e hemorragia, se tiver. Procure orientação médica e lembre-se de que medicamentos só se forem receitados pelo médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário