A CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) anunciou que o Rio de Janeiro não será mais a sede da etapa nacional do Grand Prix de vôlei feminino, a ser disputado em junho. Por um acúmulo de eventos na capital fluminense no período, a entidade optou por levar o campeonato para São Bernardo do Campo, em São Paulo.
O Grand Prix-2012 terá o mesmo formato que o torneio do ano passado. Ao todo, 16 equipes se enfrentarão em três etapas preliminares. O Brasil terá pela frente Polônia, Sérvia e Itália na primeira fase, realizada na Polônia de 8 a 10 de junho, e China, Cuba e Porto Rico na terceira, que será na China entre os dias 22 e 24 do mesmo mês.
A etapa brasileira será disputada entre 15 e 17 de junho. Em São Bernardo , a seleção feminina comandada pelo técnico José Roberto Guimarães enfrentará os fortes combinados de Itália, Alemanha e Estados Unidos.
As cinco melhores equipes após as três etapas classificatórias passam à fase final, que também será disputada na China, na cidade de Ningbo. As anfitriãs estão classificadas automaticamente.
Com a mudança de sede do Grand Prix, o Estado de São Paulo concentrará as principais competições de vôlei deste ano no Brasil. Além de sediar o torneio feminino, São Bernardo também será palco da etapa verde-amarela da Liga Mundial e da final da Superliga masculina. Já a cidade de São Carlos, no interior, receberá o Torneio Pré-Olímpico da América do Sul que definirá o representante feminino da América do Sul nos Jogos de Londres 2012 – Brasil, Argentina, Peru, Colômbia, Uruguai e Chile estarão na disputa. Sem torneios grandes de seleção, restará ao Rio de Janeiro abrigar a final da Superliga masculina, no dia 14 de abril, no ginásio do Maracanãzinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário