sábado, 19 de maio de 2012

Argentinos representam quase metade dos estrangeiros no Brasileirão

Os jogadores argentinos representam quase metade dos 35 estrangeiros que estarão divididos nas 20 equipes que disputarão, a partir deste sábado, a edição de 2012 do Campeonato Brasileiro.
Alguns dos argentinos já vestiram a camisa da seleção de seu país, casos de Mario Bolatti, Jesús Dátolo, Andrés D'Alessandro e Pablo Guiñazú, todos brilhando no meio-campo do Internacional, e Walter Montillo, craque do Cruzeiro.
Outros, como os também meias Damián Escudero, do Atlético Mineiro; Jesús Dátolo, do Internacional; Darío Bottinelli, do Flamengo; Manuel Lanzini, do Fluminense, e os atacantes Herrera, do Botafogo, e Ezequiel Miralles, do Grêmio, também ocupam papéis importantes em suas equipes.
O zagueiro Ignacio Canuto e o atacante Franco Niell, ambos do Figueirense, e o meia Marcelo Cañete, do São Paulo, que chegaram às suas equipes no segundo semestre de 2011, receberam de seus técnicos um voto de confiança para demonstrar seu melhor futebol.
Entre os estreantes, os atacantes Facundo Bertoglio, do Grêmio, e Hernán Barcos, do Palmeiras, tiveram uma atuação destacada nos Campeonatos Estaduais, caso diferente dos meias Leandro Chaparro e Matías Abelairas, do atual vice-campeão Vasco, que não quase não foram utilizados.
O Paraguai é o segundo em número de estrangeiros, com os laterais Ivan Piris, que está em seu segundo ano no São Paulo, e Jorge Saldívar, estreante no Figueirense; o zagueiro Adalberto Román, que estreia no Palmeiras, e o meia Wilson Pittoni, jogador da seleção paraguaia e do Figueirense.
Uruguai, Colômbia e Chile, com três representantes cada um, vem a seguir na lista.
Mauricio Victorino, do Cruzeiro; Jorge Fucile, do Santos, e Sebastián 'Loco' Abreu, do Botafogo, representam o Uruguai, enquanto os meias Diego Arias, do Cruzeiro, e Edwin Valencia, do Fluminense, e o atacante Wason Rentería, do Santos, serão os participantes colombianos no torneio.
O zagueiro Marcos González, do Fla, e os meias Claudio Maldonado, também do rubro-negro, e Jorge Valdivia serão os chilenos presentes na competição.
A Venezuela e o Peru tem um jogador inscrito cada, respectivamente: os peruanos com Luis Ramírez, do Corinthians, e os venezuelanos com Overath Breitner, do Santos.
O angolano Hermenegildo da Costa Paulo Bartolomeu, o 'Geraldo', atacante do Coritiba; o meia chinês Chen Zhi-Zhao, do atual campeão Corinthians, e o atacante equatoriano Carlos Tenorio, do Vasco, completam a lista de estrangeiros.
Alguns brasileiros que jogaram em seleções de outros países, como Deco, do Fluminense, e Liédson, do Corinthians, ambos na de Portugal, e Emilson Cribari, do Cruzeiro - em seleções de base da Itália - ,também são outros nomes que merecem destaque no torneio.
Na segunda divisão, chamam a atenção o nome dos estrangeiros do recém rebaixado Atlético-PR, liderados pelo técnico uruguaio Juan Ramón Carrasco e seus compatriotas Martín Ligüera e Santiago 'Morro' García. Também estão presentes na equipe curitibana o atacante equatoriano Joffre Guerrón e o atacante argentino Federico Nieto.
Os outros estrangeiros inscritos são o meia colombiano Javier Reina, do Ceará; o chileno Erick Pino, do Boa Esporte; o atacante nigeriano Henry Chidozie, do ASA, e os argentinos Carlos Frontini, do Ipatinga; Ricardo Costa, do Barueri, e Sebastián Sciorilli, do América-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário