segunda-feira, 21 de maio de 2012

Messi ganha prêmio na Europa por artilharia no Espanhol

O atacante argentino Lionel Messi, do Barcelona, foi premiado com a Chuteira de Ouro pelos 50 gols marcados no Espanhol nesta temporada. O prêmio é oferecido pela Uefa (entidade que controla o futebol na Europa) e considera apenas os nacionais.
Messi já tinha conquistado o prêmio na temporada 2009/10, quando marcou 34 gols. Dessa vez ele bateu o recorde de tentos. Foi seguido pelo atacante português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, com 46 gols.
O argentino disputou 37 jogos pelo Barcelona no Espanhol. Apesar do ranking não considerar, o argentino ainda marcou 14 gols em 11 jogos da Copa dos Campeões e dois na Copa do Rei. Fez dois no Mundial de Clubes e mais um em cada uma das Supercopas (da Espanha e da Europa).
O terceiro colocado do prêmio Chuteira de Ouro joga no futebol inglês. Foi o atacante holandês Robin van Persie, do Arsenal, com 30 gols. O quarto lugar ficou com o holandês Klass-Jan Huntelaar, com 29 gols pelo Schalke no Alemão. E o quinto com o sueco Zlatan Ibrahimovic, 28 tentos pelo Milan no Italiano.
O prêmio não leva em conta apenas o número de gols de cada atleta, mas sim os pontos de acordo com o campeonato disputado. Os cinco primeiros países no ranking da Uefa (Espanha, Itália, Alemanha, França e Inglaterra) multiplicam a quantidade de gols por dois. É uma forma de compensar a diferença técnica com outras ligas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário