Na primeira decisão disputada em seu novo estádio, o Grêmio sofreu, mas conseguiu devolver a derrota por 1 a 0 sofrida na partida de ida, em Quito, e conquistou nesta quarta-feira a vaga na fase de grupos da Taça Libertadores batendo a LDU por 5 a 4 nos pênaltis.
Com a vitória obtida no primeiro jogo oficial da história da Arena do Grêmio, o 'Imortal' se colocou no grupo 8 do torneio continental, com Fluminense, Caracas (Venezuela) e Deportivo Huachipato (Chile). A estreia está marcada para o dia 14 de fevereiro, contra o atual campeão chileno, em Porto Alegre.
Em um duelo difícil, como já era de se esperar, a LDU soube marcar bem, e o Tricolor marcou apenas um gol. O herói foi Elano, que acertou um lindo chute de longe no começo do segundo tempo. Nas penalidades, Saimon parou no goleiro, mas os erros de Reasco e Morante selaram a classificação gremista.
O técnico Vanderlei Luxemburgo promoveu três alterações em relação ao time que perdeu em Quito. Alex Telles foi o dono da lateral esquerda, como Pará voltando à direita; lesionado, o zagueiro Cris deu lugar à Bressan; e Vargas, que ficou no banco no Equador, ganhou a vaga de Willian José no ataque.
Nos pênaltis, o Grêmio saiu atrás com o erro de Saimon, logo na segunda cobrança, que parou no goleiro. Na terceira da LDU, Reasco carimbou a trave esquerda, e a disputa foi parta os chutes alternados. Alex Telles bateu e o goleiro desviou, mas a bola entrou e, na sequência, Marcelo Grohe parou Morante.