quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Brasil se aproxima do ouro inédito no futebol

Após uma campanha irregular até as quartas de final, obtendo vitórias suadas e cometendo alguns erros, o Brasil venceu a Coreia do Sul por 3 a 0 nesta terça-feira e ficou a uma vitória sobre o México no próximo sábado de finalmente se campeão olímpico no futebol.
Dois gols de Leandro Damião, artilheiro do torneio nos Jogos de Londres, e um de Rômulo, a seleção brasileira levou a melhor sobre os sul-coreanos no estádio Old Trafford, em Manchester. Os mexicanos, por sua vez, venceram o Japão por 3 a 1 de virada. A decisão está marcada para o próximo sábado, às 11h (de Brasília), no tradicional estádio de Wembley.
Outra vitória marcante para o país e bem mais sofrida foi a da seleção de vôlei feminino. Atuais campeãs olímpicas, as brasileiras fizeram um jogo dramático contra a Rússia, que vinha de campanha praticamente irreparável na fase de grupos.
A dramaticidade da partida fez lembrar a semifinal dos Jogos de Atenas, em 2004, em que o Brasil abriu 2 sets a 1 e 24 a 19 no quarto set e mesmo assim foi eliminada, ficando com o quarto lugar. Dessa vez, no entanto, quem teve seis match points foram as adversárias, mas as comandadas de José Roberto Guimarães se mantiveram firmes, mesmo com alguns erros de arbitragem e conseguiram a vaga nas quartas de final.
Com a vitória por 3 a 2, com parciais de (24-26,25-22,19-25,25-22 e 21-19), o Brasil enfrentará o Japão por uma vaga na decisão. As asiáticas fizeram um confronto continental com a China e também venceram por 3 a 2.
No vôlei de praia, Alison e Emanuel derrotaram os letões Plavins e Smedins por 2 a 0 (21-15 e 22-20) e já estão na final. Os adversários na briga pelo ouro serão os alemães Julius Brink e Jonas Reckermann, que nas quartas de final eliminaram os também brasileiros Ricardo e Pedro Cunha e nesta terça, nas semi, passaram pelos veteranos holandeses Reinder Nummerdor e Rich Schuil.
Se entre os homens o país terá uma representante na final, no feminino, Juliana e Larissa foram derrotadas e terão que se contentar com a luta pelo bronze diante das chinesas Chen Xue e Xi Zhang, terceiras colocadas em Pequim-2008.
As brasileiras caíram diante da dupla americana formada por April Ross e Jennifer Kessy, que farão uma final "caseira" diante das bicampeãs olímpicas Kerry Walsk e Misty May.
Outra esperança de medalha para o Brasil, a equipe de handebol sofreu um "apagão" no segundo tempo e perderam de virada para a Noruega por 21 a 19.
No salto em distância, a atual campeã olímpica, Maurren Higga Maggi, saltou apenas 6m37 e ficou com a 15ª colocação na eliminatória, sendo eliminada sem ter a oportunidade de disputar mais uma final de Jogos Olímpicos. Ela ficou a apenas 0m03 de se colocar entre as 12 melhores e avançar para a decisão.
Ainda no Estádio Olímpico de Stratford, nos 200 metros rasos, Usain Bolt dominou sua bateria e fez o tempo de 20s39. Na mesma série, o brasileiro Aldemir da Silva Júnior ficou em segundo lugar, com a marca de 20s53, e também se colocou entre os semifinalistas.
Outro velocista do Brasil que manteve o sonho de se colocar entre os oito melhores da prova foi Bruno Lins, que fez o tempo de 20s52, enquanto Sandro Viana, com 21s05, foi apenas o sétimo em sua bateria e volta para a casa mais cedo.
No basquete feminino, em que a seleção brasileira foi eliminada já na primeira fase, as semifinais já estão definidas. Estados Unidos, que venceram respectivamente Canadá e China, repetição as finais dos últimos três Jogos Olímpicos. Na outra chave, a França, que virou bonito para cima da República Tcheca, enfrentará a Rússia.
A luta entre China e Estados Unidos pelo topo do quadro de medalhas é acirrada, e atualmente os asiáticos estão em vantagem de 34 ouros a 30. Em terceiro aparece a Grã-Bretanha, que conquistou 22 ouros em casa. O Brasil, que não conquistou medalhas no dia, caiu para a 23ª posição, com dois ouros, uma prata e cinco bronzes

Nenhum comentário:

Postar um comentário