Sete dos oito clubes brasileiros que começam a disputar nesta semana a Copa Sul-Americana têm como grande objetivo na competição, além de um título internacional, a possibilidade de conquistar uma vaga para a Libertadores do próximo ano. Apesar de o Palmeiras (o oitavo clube da lista) já estar garantido na principal competição do continente por ter vencido a Copa do Brasil, a equipe alviverde corre os mesmos riscos de São Paulo, Bahia, Atlético-GO, Figueirense, Botafogo, Grêmio e Coritiba: ver a disputa deste campeonato prejudicar o desempenho no Campeonato Brasileiro.
O desafio de conciliar às duas competições começa nesta terça-feira para Grêmio e Coritiba, que se enfrentam a partir das 21h15, no Olímpico. Dos oito clubes brasileiros que disputam a Sul-Americana, quatro (Bahia, Palmeiras, Atlético-GO e Figueirense) estão na zona de rebaixamento do Brasileiro. O exemplo do Goiás de 2010 mostra o risco que alguns clubes correm. Naquela temporada, o clube priorizou o torneio continental, poupando jogadores no Brasileiro. No final do ano, acabou rebaixado na competição nacional e perdeu a decisão da Sul-Americana para o Independiente, da Argentina.
Grêmio x Coritiba Terça-Feira 21h15
Grêmio x Coritiba Terça-Feira 21h15
Atlético-Go X Figueirense 19h30 Quarta-Feira
Bahia X São Paulo 21h50 Quarta-Feira
Palmeiras X Botafogo 21h50 Quarta-Feira
Por enquanto, os brasileiros que disputam a Sul-Americana evitam adotar a estratégia de priorizar uma das competições. No Grêmio, apenas Zé Roberto será poupado no jogo desta terça. Já o Coritiba faz mistério.
Depois dessa fase “nacional”, a Sul-Americana terá confrontos entre equipes de países diferentes, nas oitavas de final.
Depois dessa fase “nacional”, a Sul-Americana terá confrontos entre equipes de países diferentes, nas oitavas de final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário