quarta-feira, 18 de julho de 2012

Futebol brasileiro inicia busca do inédito ouro olímpico em Londres

A seleção brasileira, pentacampeã mundial, é considerada a grande favorita do torneio de futebol dos Jogos de Londres e sonha com a inédita medalha de ouro, único título que ainda não conquistou.
Os principais adversários do Brasil serão a Espanha, campeã européia Sub-21 e atual campeã da Eurocopa e da Copa do Mundo com a seleção principal; o Uruguai, bicampeão olímpico em Paris-1924 e Amsterdã-1928, e a anfitriã Grã-Bretanha, que terá a vantagem de atuar diante da sua torcida.
Correm por fora o México, sempre competitivo nos torneios de jovens, e a Suíça, que conta com uma boa base formada pela seleção que foi campeã mundial Sub-17 em 2009.
O torneio terá 16 equipes com jogadores abaixo dos 23 anos reforçados por três atletas com idade liberada.
A competição, que será disputada em estádios espalhados por todo o Reino Unido, definirá o sucessor da Argentina, ouro em Pequim-2008 com o craque Lionel Messi, mas que ficou fora desta edição ao se classificar apenas em terceiro do Mundial Sub-20 disputado no Peru no início de 2011.
A seleção comandada pelo técnico Mano Menezes chega com a pressão de ter que conquistar um título inédito para o futebol brasileiro, a dois anos da Copa do Mundo de 2014, que será disputada no país, e quatro anos antes dos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro.
Além de Neymar, o treinador conta com outros jovens talentos como Paulo Henrique Ganso, Alexandre Pato e Leandro Damião, reforçados por três jogadores mais experientes, o zagueiro Thiago Silva, capitão da equipe, o lateral Marcelo e o atacante Hulk.
O Brasil corre o risco de enfrentar nas quartas de final a Espanha, se uma das duas equipes não terminar na liderança de sua chave.
Os espanhóis integram o Grupo D, junto com Japão, Honduras e Marrocos. Campeã olímpica em Barcelona-1992, a 'Fúria' terá como base a equipe que se sagrou campeã européia Sub-21 em 2011, reforçada por Jordi Alba, Javi Martínez e Juan Mata, que conquistaram a Eurocopa com a seleção principal no dia 1º de julho.
O Grupo A é o mais equilibrado, com duas seleções bicampeãs olímpicas do início do século passado, a anfitriã Grã-Bretanha (ouro em 1908 e 1912) e o Uruguai (1924 e 1928), além de Senegal, equipe que surpreendeu ao derrotar a Espanha por 2 a 0 na última sexta-feira, e Emirados Árabes Unidos.
Já a seleção britânica mostrou que sabe corresponder às expectativas da sua torcida quando organiza um torneio em casa, onde conquistou o título nos Jogos de Londres-1908 e na Copa do Mundo de 1966.
No Grupo B, México e Suíça são os favoritos para se classificar às quartas de final, deixando à Coreia do Sul e ao Gabão o papel de azarões.
No torneio feminino, a seleção dos Estados Unidos - tricampeã olímpica (em 1996, 2004 e 2008) - espera conquistar mais uma vez o título que deixou escapar apenas em Sydney-2000, quando ficou com a prata ao perder na final para a Noruega.
As japonesas, atuais campeãs mundiais, também são fortes candidatas ao ouro, assim como o Brasil de Marta, que bateu na trave nas últimas edições ao ficar com a prata em Atenas-2004 e Pequim-2008.
A grande ausente é a Alemanha, uma das grandes potências do futebol feminino, que ficou de fora dos Jogos ao ser eliminada nas quartas de final da Copa do Mundo que sediou no ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário