Durou 12 anos o hiato de títulos nacionais do Palmeiras, justamente o clube que mais taças coleciona no futebol brasileiro. E ao conquistar a Copa do Brasil nesta quarta-feira, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, o clube de Palestra Itália inicia a busca por recuperar a chamada "década perdida". Nos últimos dez anos, seus rivais Santos, Corinthians e São Paulo venceram a Copa Libertadores uma vez cada e, juntos, somaram sete títulos brasileiros. Depois de tanto tempo na sombra dos maiores adversários, é chegada à hora de os palmeirenses voltarem aos holofotes.
Apesar do jejum desde a última conquista brasileira, a Copa dos Campeões de 2000, o Palmeiras ainda é o time com mais títulos em torneios nacionais, em um total de 11, em se considerando os oito Campeonatos Brasileiros, as duas Copas do Brasil (também em 1998) e a conquista da Copa dos Campeões.
E a taça levantada nesta quarta reacende a vontade do Palmeiras de voltar aos tempos de glória. Historicamente, o clube teve dois momentos mais marcantes. Entre 1966 a 1976, foram cinco conquistas nacionais e quatro Campeonatos Paulistas. Depois, entre 1993 a 2000, na chamada "Era Parmalat", foram quatro conquistas nacionais, três Paulistas, dois Torneios Rio-São Paulo, uma Libertadores e uma Copa Mercosul.
A meta agora é começar, com o título da Copa do Brasil, mais um longo período no topo do futebol brasileiro. E as mudanças começam na estrutura do clube, com a inauguração da moderna Arena Palestra, prevista para o fim do ano que vem. E o Palmeiras quer estrear a sua nova casa campeão da Libertadores, uma vez que já está classificado para voltar à competição continental em 2013.
No comando do projeto, pelo menos por enquanto, segue Luis Felipe Scolari, o mesmo treinador que levou o Palmeiras ao título da Libertadores de 1999 e o vice-campeonato no ano seguinte. O cenário está montado para um futuro melhor nos lados do Palestra Itália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário