segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Grêmio tenta quebrar tabu contra o Fluminense

Uma vitória sobre o Fluminense nesta quarta, no Engenhão, seria um resultado importantíssimo na caminhada do Grêmio na Copa Libertadores da América. Depois de perder em casa para o Huachipato, o time gaúcho precisa recuperar os pontos perdidos como visitante. Mas a tarefa não será fácil: há 16 anos o time tricolor não ganha de um adversário brasileiro como visitante na principal competição do continente.
A última vez que o Grêmio ganhou de um brasileiro fora de casa na Libertadores foi em sua estreia na fase de grupos de 1997, derrotando o Cruzeiro, no Mineirão, por 2 a 1.
 De lá para cá, foram seis jogos e seis derrotas: duas para o próprio Cruzeiro (1997 e 2009), duas para o Vasco (1998), uma para o São Paulo e outra para o Santos (ambas em 2007).
Ao todo, o Grêmio já jogou 15 vezes fora de casa contra brasileiros na Libertadoress, foram três vitórias, três empates e nove derrotas. Os outros dois resultados positivos foram contra o Flamengo, em 1983 e o Corinthians, em 1996. A maior derrota sofrida pelo Tricolor foram os 5 a 1 para o Palmeiras, nas quartas de final de 1995, resultado que curiosamente classificou o time às semifinais, pois vencera o jogo de ida, no Olímpico, por 5 a 0.
O Fluminense é o último dos grandes cariocas que faltava o Grêmio enfrentar em uma Libertadores. Contra cariocas, o retrospecto é bom: foram quatro vitórias, quatro empates e três derrotas. No Rio, em cinco jogos, o time gaúcho tem uma vitória, um empate e três derrotas. Contra o Flu, fora de casa, a última vitória gremista foi um 3 a 2 pelas quartas de final da Copa do Brasil de 2010.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário