terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Sócios decidirão sobre o futuro do novo estádio do Barcelona

O Barcelona novamente provou que é muito mais que um clube. Com incríveis 170 mil sócios, o time catalão percebeu que seu estádio, com capacidade para 99 mil torcedores, ficou pequeno demais e não comporta mais tantos apaixonados pela equipe. Com isso, a diretoria tem duas propostas em pauta: uma reforma, estimada em 300 milhões de euros, ou a construção de uma nova arena, que custaria o dobro.
Mas o que mais chama atenção não é a amplicação ou um novo estádio, mas sim a forma que isso será decidido. Se o principal motivo foram os sócios do clube, a diretoria acha que seria justo que eles tivessem a palavra final na hora de decidir pelo futuro da arena. Para chegar a um consenso, os associados serão convidados a duas votações, a primeira em 2014 e a segunda em 2015.
Apesar da intenção dos dirigentes, as mudanças estão atraladas à dívida atual do Barça, que precisa diminuir para viabilizar o projeto. Atualmente, o clube deve cerca de 334 milhões de euros e teria que reduzir o débito para algo em torno de 190 milhões, ou nada feito.
Caso vença a opção pela reforma, o Camp Nou passaria a ter capacidade para 115 mil pessoas. Se os sócios optarem pela construção de um novo estádio, ele teria capacidade para 130 mil, segundo informou a diretoria catalã. O que irá acontecer ainda é uma incógnita, mas certo mesmo é que o nome continuará sendo o mesmo, descartando qualquer chance de venda de nome para arcar com os custos da construção.
O clube espera decidir até 2016, para dar início as obras a partir de 2020. A expectativa do Barcelona é faturar cerca de 600 milhões de euros por temporada só com venda de ingressos na nova casa azul-grená.
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário