A realização da Copa do Mundo de 2014 vai precisar do trabalho voluntário de até 18 mil pessoas. Em todas as cidades-sede do Mundial, haverá vagas para quem quiser colaborar, sem receber nada por isso, com a organização do maior torneio de futebol do mundo.
Além das 18 mil vagas para trabalho voluntário, a Copa do Mundo de 2014 também deve empregar 60 mil seguranças privados.
A Fifa e o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL) estão trabalhando nos últimos detalhes do programa de voluntariado do Mundial. Dentro de um ou dois meses, de acordo com o COL, as inscrições para quem deseja trabalhar na Copa já devem estar abertas.
Os interessados terão de se cadastrar no site da Fifa: www.fifa.com. Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode ser voluntária, desde de que seja aprovada na seleção. Haverá vagas, inclusive, para pessoas com deficiência.
Voluntários da Copa vão prestar serviços nos setores de transporte, mídia, segurança, protocolo, atendimento a turistas, departamento médico, serviço de idiomas, entre outros.
A Fifa e o COL esperam mais de 80 mil inscrições de interessados. Por isso, eles devem avaliar vários fatores antes de determinar quem fará parte da equipe de voluntários da Copa de 2014.
Os antecedentes criminais de todos os candidatos inscritos serão verificados. Os pré-aprovados passarão por entrevistas e testes para saber se atendem aos requisitos da Fifa.
Os escolhidos ainda passarão por treinamento e terão uma rotina de trabalho rígida. Cada voluntário terá de cumprir turnos de até 10 horas de trabalho. Apesar de não receber nenhuma remuneração financeira, ele terá direito a alimentação, transporte e uniforme.
Essa rotina será a mesma para quem pretende trabalhar na Copa das Confederações, no ano que vem. O principal evento-teste para a Copa do Mundo vai demandar até 6 mil voluntários, que também serão selecionados após inscrição no site da Fifa.
Para dar mais informações para quem aguarda o início das inscrições, a Fifa elaborou uma lista de perguntas mais freqüentes sobre o seu programa de voluntariado. Caso tenha mais alguma dúvida, veja se a resposta para ela está abaixo:
O que é o programa de voluntários da Copa do Mundo?
O Programa de Voluntários é uma oportunidade de milhares de pessoas do Brasil e do mundo participarem da Copa do Mundo de 2014 através da cessão do tempo e da prestação de serviços ao Comitê Organizador Local (COL).
Quantos voluntários participarão da Copa das Confederações? E da Copa do Mundo?
Trabalhando nas ações diretamente ligadas ao evento e aos estádios, serão aproximadamente 6.000 voluntários na Copa das Confederações e 18.000 na Copa do Mundo. Além dos voluntários diretamente ligados ao evento, poderemos ter outros voluntários ligados ao atendimento aos turistas, espalhados pelas sedes das competições.
Qual a idade mínima para ser voluntário nos eventos?
É necessário ter pelo menos 18 anos, completados antes do início do evento, para poder ser voluntário. Não existe limite máximo de idade.
Como fazer para ser voluntário?
O lançamento do programa de voluntários será divulgado na imprensa e no site oficial da Fifa. Para participar, é necessário fazer a inscrição via internet, participar do processo seletivo e acompanhar as notícias que serão divulgadas no site www.fifa.com.
Posso ser voluntário caso possua alguma deficiência?
Sim, o Comitê Organizador está dedicado a garantir que todo mundo tenha igual acesso ao programa de voluntários da Copa do Mundo, à Copa das Confederações e aos eventos associados.
Como me inscrevo para ser voluntário?
No site fifa.com será disponibilizado um link para fazer a inscrição no programa de voluntários.
Quero enviar meu currículo para ser aproveitado. Como faço isso?
Não adianta mandar currículos, pois as inscrições somente serão aceitas se foram realizadas online.
Quais os programas de voluntários existentes?
O programa de voluntários da Copa do Mundo, da Copa das Confederações e dos eventos associados é único e de responsabilidade do Comitê Organizador. Não existem outros programas autorizados a selecionar voluntários para os eventos acima citados.
Como será o processo seletivo?
O processo será composto por diversas fases (algumas presenciais e outras online), sendo a presença e aprovação em todas é obrigatória, a saber:
- inscrição no site;
- entrevistas;
- treinamento geral;
- treinamento específico;
- entrevistas específicas.
Como acompanharei o processo de andamento do programa ao longo do tempo?
Todas as informações serão disponibilizadas no site fifa.com e, além disso, informações serão disponibilizadas na página de cadastro de cada voluntário.
O que o Comitê Organizador irá fazer com minhas informações?
Suas informações serão mantidas confidenciais e sob a responsabilidade do Comitê. É importante mencionar, no entanto, que serão realizadas verificações de antecedentes criminais em todos os candidatos.
Eu poderei escolher em que área atuar?
Os candidatos poderão informar suas áreas de preferência, porém, durante o processo de seleção, o perfil individual será verificado, assim como as habilidades de cada um. É importante que todos saibam que cada vaga requer conhecimentos, habilidades e uma determinada disponibilidade de tempo e, para a oferta de oportunidades, tais informações serão cruzadas para atingirmos o melhor resultado possível.
O que eu vou receber por trabalhar na Copa do Mundo e nos seus eventos auxiliares?
O trabalho voluntário é por natureza um trabalho sem remuneração. Por conta disso, não haverá pagamento de nenhum tipo de salário ou ajuda de custo para hospedagem, porém, visando não gerar ônus, as pessoas que nos oferecem seu tempo, vontade e dedicação o Comitê Organizador e a Fifa irão fornecer os uniformes, um auxilio para o deslocamento até o local de trabalho (dentro da sede) e alimentação durante o período em que estiver atuando como voluntário.
Qual a duração do turno diário de trabalho voluntário?
O turno diário de trabalho voluntário durará até 10 horas.
Por quanto tempo preciso estar disponível para o evento?
É necessário ter disponibilidade de pelo menos 20 dias corridos na época dos eventos.
Existe alguma diferença entre os tipos de voluntários?
Existem algumas funções que possuem requisitos muito específicos e, por isso, necessitam de conhecimentos e habilidades específicas. Isso leva à criação de uma organização baseada em especialistas e generalistas:
- Os especialistas atendem a áreas como imprensa, departamento médico, serviços de idioma etc.
- Os generalistas atendem a todas as outras áreas de trabalho e têm foco no atendimento ao público em geral.
Eu não moro em nenhuma das sedes da Copa do Mundo. Como faço para participar?
A inscrição online pode ser feita de qualquer local, mas é importante que as pessoas saibam que terão de estar disponíveis para o trabalho no período determinado e na cidade na qual for alocado/escolher, sabendo que o Comitê não proverá nenhum tipo de auxílio para a hospedagem.
Como posso contatar o programa de voluntários?
Através do e-mail voluntarios@brasil2014.com.br
Os voluntários poderão assistir aos jogos?
Não serão disponibilizados assentos para os voluntários. Alguns poderão estar trabalhando nas arquibancadas ou em áreas com visibilidade para o campo, mas é importante saber que estarão trabalhando e, por isso, não deverão ter tempo para assistir aos jogos. Nos intervalos do seu horário de trabalho, no entanto, poderão ir ao centro de voluntários, onde poderão assistir por alguns momentos a alguma partida que esteja sendo transmitida.
Para ser voluntário na Copa do Mundo de 2014 é obrigatório saber o inglês corretamente?
Nem todas as posições necessitam o domínio de outros idiomas. Porém, em algumas funções, este é um fator determinante para seleção.
Estou morando no exterior, como faço para participar?
Cadastre-se normalmente no site fifa.com. Antes de ser iniciado o processo seletivo, informações específicas serão fornecidas sobre como serão contatados os candidatos que são estrangeiros ou que são brasileiros e moram no exterior.
Quando serão iniciadas as inscrições?
A data exata ainda está em fase de definição. Fiquem atentos ao site fifa.com.