sexta-feira, 22 de junho de 2012

Clausura chega à última rodada com três equipes na luta pelo título


O torneio Clausura do Campeonato Argentino chega à sua última rodada neste fim de semana com três equipes com chances de se sagrarem campeãs: Arsenal, Boca Juniors e Tigre, sendo que este último corre o inusitado risco de levantar a taça e, ao mesmo tempo, ser rebaixado.
Tigre e Arsenal ocupam a liderança com 35 pontos, ambos com dois pontos a mais que o Boca, vice-líder. Caso algum dos atuais líderes seja o campeão, conquistará o título pela primeira vez. Já o Boca iria para seu 25º troféu (somando conquistas de outros torneios nacionais na era profissional).
No domingo serão disputados sete jogos que vão definir tanto o campeão do Clausura, quanto os times rebaixados e os que vão disputar a promoção.
Entre os candidatos ao título, o caso mais curioso é o do Tigre, que recebe o Independiente e pode ser campeão e rebaixado ao mesmo tempo. Caso vença seu jogo e o Arsenal, que recebe o Belgrano, também, os líderes do Argentino vão disputar o título no jogo extra.
A equipe, porém, pode vencer seu jogo e ser ultrapassada na média de pontos pelo Atlético Rafaela, que enfrenta o Godoy Cruz. Caso isso aconteça, o time terá que torcer pela derrota do San Martín para o San Lorenzo, que também tem grandes chances de cair para a segunda divisão.
A queda do Tigre pode ocorrer por causa das temporadas anteriores, já que apenas no Clausura deste ano a equipe teve um desempenho decente e ficou em má situação no promédio (soma dos pontos das três últimas temporadas dividida pelo número de jogos disputados pela equipe).
Quem corre por fora na disputa pela taça é o Boca Juniors, que visita o All Boys e depende de um tropeço dos dois primeiros colocados para conquistar o bicampeonato.
Cinco equipes tentarão evitar o rebaixamento e a promoção à elite: Unión, San Martín, Atlético Rafaela, Banfield e San Lorenzo.
O San Lorenzo, considerado um dos cinco 'grandes' da Argentina, pode sofrer seu segundo rebaixamento (o anterior foi em 1981), já que se encontra na zona de queda antes mesmo do começo da última rodada.
O 'Ciclón' receberá o San Martín no estádio Nuevo Gasómetro e precisa desesperadamente da vitória e de uma combinação de resultados, o Atlético Rafaela visitará o Godoy Cruz em Mendoza, o Banfield terá a visita do Colón, e o Unión será mandante de sua partida contra o Estudiantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário