sexta-feira, 22 de junho de 2012

Brasileirão e Sul-Americana são as rotas do Grêmio para a Libertadores 2013

Quando o ano começou, três caminhos poderiam levar o Grêmio à Libertadores. Eliminado na Copa do Brasil, o clube se apega agora ao Brasileirão e à Sul-Americana como alternativas para ingressar em 2013 na mais valorizada das competições organizadas pela Conmebol.
São duas vias tortuosas. Com exceção de Corinthians, que pode garantir vaga se ganhar a Libertadores desse ano, e Coritiba e Palmeiras, cuja classificação pode se dar pela Copa do Brasil, os demais grandes clubes jogam a vida no Brasileirão, que, em princípio, reserva quatro vagas na Libertadores, e na Sul-Americana, competição que dá uma vaga à Libertadores.
Rota brasileirão
Uma das portas que seguem abertas para o Grêmio em sua aspiração de inaugurar a Arena com jogos de Libertadores, o Brasileirão não oferece vida fácil ao time de Luxemburgo nas 10 próximas rodadas. Adversários do peso como Flamengo, Atlético-MG, Santos, Cruzeiro, Botafogo, Flu e Coritiba cruzarão o caminho do Grêmio nos meses de junho, julho e agosto.
Rota Sul-Americana
Realizada desde 2002, a Sul-Americana costuma apresentar dificuldades inesperadas, mesmo que o nível dos concorrentes estrangeiros não seja tão elevado quando os da Libertadores. Só uma vez o campeão foi brasileiro, o Inter, em 2008.
Na primeira fase, só jogam equipes paraguaias, peruanas, chilenas, equatorianas, bolivianas, uruguaias e venezuelanas.  Argentinos e brasileiros entram na segunda fase. O sorteio dos grupos ocorrerá na terça-feira, dia 26, em Luque, na sede na Conmebol.
Os outros brasileiros na Sul-Americana: São Paulo, Figueirense, Coritiba, Botafogo, Palmeiras, Atlético-GO e Bahia.
Argentinos com vaga já garantida: Racing, Independiente, Tigre, Argentinos Juniors e Colón.
Bolívia: Oriente Petrolero, Universitário Sucre, Aurora e Blooming.
Chile: U. de Chile, Universidad Catolica, Cobreloa, O’Higgins e Deportes Iquique.
Colômbia: Milionários, Envigado, Deportes Tolima e La Equidad.
Equad
or: Deportivo Quito.

Paraguai: Olimpia, Cerro Porteño, Tacuary e Guarani.
Peru: Universidad San Martín, León de Huánaco, Unión Comercio e Gas Deportes.
Uruguai: Nacional, Cerro, Liverpool e Danubio.
Venezuela: Mineros de Guayana, Deportivo Lara, Monagas e Tachira



Nenhum comentário:

Postar um comentário