segunda-feira, 15 de abril de 2013

Rebaixados no Gauchão dispensam atletas e apostam na base para 2014


Depois de meses de intensa preparação para o maior campeonato do ano, a temporada acabou mais cedo para Canoas, Cerâmica e Santa Cruz. Rebaixados no Campeonato Gaúcho, os três irão disputar a Divisão de Acesso no próximo ano para tentar retornar à elite do futebol do Rio Grande do Sul em 2015. Com o planejamento interrompido pela notícia do descenso, os clubes seguirão a mesma linha para o restante do ano: dispensar jogadores e apostar na base.

O último colocado na classificação geral do Gauchão, com apenas 11 pontos, e sofrendo uma goleada de 6 a 0 para o São Luiz na última rodada, ocorrida neste domingo, o Canoas fará a dispensa de todos os 30 jogadores do seu atual elenco. Alguns poderão ser reaproveitados para o segundo semestre, já que a ideia do novo presidente Paulo Machado é de disputar a Copa da FGF.

Além do rebaixamento, o Canoas também sofre com salários atrasados. Há dois meses, os jogadores não recebem seus rendimentos. O fato, inclusive, foi o motivador de um 'motim' no vestiário antes do jogo deste final de semana. Cerca de dez jogadores se recusaram a entrar em campo no Complexo Esportivo da Ulbra.

Se o clube ficará sem seu grupo principal até o meio do ano, as equipes de base seguirão jogando. Juniores e sub-17 disputam os regionais da categoria e é destes times que o Canoas espera encontrar talentos para se reforçar e conseguir retornar à elite. Para Machado, a principal aposta será justamente entre os mais jovens.

O mesmo acontece com o Cerâmica, que somou apenas 15 pontos em todo o Gauchão 2012. O clube de Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, não pretende contratar nenhum jogador para a disputa da Copa FGF. Os contratos encerram-se no dia 30 de abril, sendo os atletas dispensados após a data. Apenas alguns seguirão na equipe.

Já o centenário Santa Cruz, com seus 100 anos completados justamente no ano do descenso, admite que um dos problemas que resultaram na queda foi justamente a falta de investimento em categorias de base. Atualmente, o clube conta apenas com uma escolinha e uma equipe de juvenis, de onde alguns já foram pinçados para este ano e que, possivelmente, serão reaproveitados para a disputa da Divisão de Acesso. Esses alguns, no entanto, ainda são poucos, na visão do presidente Paulo Juarez Martins de Almeida.

Assim como acontece nos outros dois clubes, o Santa Cruz também dispensará todos seus atletas. A disputa da copinha no segundo semestre ainda não é certa, mas é objetivo, já que o mandato da atual presidência encerra-se em julho e a decisão, de fato, será da próxima gestão. Segundo Almeida, o trabalho que será realizado até lá será para deixar as contas do clube em dia para que os próximos dirigentes possam melhorar o departamento e recuperar o bom futebol do clube do Vale do Rio Pardo.

Enquanto Canoas, Cerâmica e Santa Cruz iniciam seus novos planejamentos, a vida no Gauchão segue. Neste final de semana, ocorrem as quartas de final da competição.
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário