sexta-feira, 24 de maio de 2013

Brasileiro começa com supercampeões Luxemburgo e Muricy em má fase

Largar em um Campeonato Brasileiro tendo Vanderlei Luxemburgo ou Muricy Ramalho no banco de reservas poderia significar alguns anos atrás o rótulo incontestável de favorito ao título. No entanto, os maiores vencedores da Série A começam a edição 2013 com as respectivas carreiras em xeque e com a "grife" de seus nomes desgastada. Tudo isso em cenário construído por fracassos recentes de projetos e por aparentes sinais de desmotivação.
Luxemburgo é o maior vencedor da história do Brasileiro, com cinco títulos no currículo, conquistados do banco de reservas de Palmeiras (2), Corinthians, Cruzeiro e Santos. Mas o técnico que revolucionou a função no país nos anos 90 atualmente vê resultados em estagnação. Ainda consegue remunerações das mais altas e eventualmente classificar seus times para a Libertadores, mas os feitos importantes já ficaram no passado.
Nos primeiros meses do ano, apesar de contar com um dos elencos mais caros do Brasil, o Grêmio de Luxemburgo parou nas oitavas de final da Libertadores e desprezou o Gaúcho, vendo o rival Inter triunfar. Na conta do treinador pesam particularmente as decepções individuais nas contratações de Cris, Vargas e Barcos.
Muricy, por sua vez, tem quatro campeonatos nacionais e supera nomes como Rubens Minelli e Ênio Andrade. O técnico se orgulha da façanha do tricampeonato seguido [proeza que Minelli também conseguiu], entre 2006 e 2008, no comando do São Paulo.
Hoje amarga o que parece o fim de um ciclo do time vencedor do Santos, com elenco frágil, que arranca reações desanimadas do treinador.
Além de Luxemburgo e Muricy, a Série A tem outros campeões em ação: Abel Braga, Tite, Paulo Autuori e Oswaldo de Oliveira (todos com um título).

Nenhum comentário:

Postar um comentário