segunda-feira, 27 de maio de 2013

Seleção patina contra top 25 da Fifa e vira time mediano desde 2010

O empate em casa com o Chile na última aparição em campo em 2013 acrescentou preocupação a um desempenho decepcionante da seleção neste ciclo de trabalho, que aponta para 2014. Depois da Copa da África do Sul foram 17 partidas contra o Top 25 do planeta, de acordo com a última atualização ranking da Fifa, com aproveitamento de apenas 47,05%.
O time de Felipão é atualmente o número 19 do ranking da Fifa, atrás de seleções como Suíça, Grécia, Costa do Marfim e Equador, por exemplo. Este cenário rotula hoje o futebol acostumado a ser força dominante como apenas um time médio do mundo.
Mais do que a falta de vitórias contra adversários de expressão, em rotina que ficou para trás, no ciclo anterior para 2010, a seleção agora amarga uma dificuldade surpreendente para se manter em um patamar intermediário.
Neste ciclo, nas mãos de Mano Menezes foram 13 partidas diante deste pelotão dos 25 melhores da Fifa, com aproveitamento de 58,97% (seis vitórias, dois empates e cinco derrotas). E os triunfos vieram contra forças medianas, nada de êxito nos testes diante de rivais como Argentina, Holanda e Itália, por exemplo.
Por sua vez, em seu começo de trabalho, Luiz Felipe Scolari enfrentou quatro adversários deste grupo (Inglaterra, Itália, Rússia e Chile) e não venceu nenhum deles, com aproveitamento de apenas 25%.
No entanto, a seleção de Felipão terá a chance de melhorar este quadro já antes da Copa das Confederações. O time enfrenta a Inglaterra (7ª da Fifa) nesta semana, em revanche de amistoso de fevereiro passado, quando o Brasil foi batido por 2 a 1. Dias depois a equipe encara a França (18ª) em Porto Alegre.
O grupo de jogadores convocados para a Copa das Confederações se apresenta nesta terça-feira para Felipão, no Rio de Janeiro. A seleção brasileira enfrenta a Inglaterra no domingo, em partida de preparação, que também marcará a reabertura do Maracanã

Nenhum comentário:

Postar um comentário