terça-feira, 28 de maio de 2013

Elimine as indesejáveis gorduras e evite as doenças cardiovasculares

Um dos principais objetivos de quem começa a praticar esportes é se livrar daquelas gordurinhas localizadas. O problema é que essas companheiras vão além da estética, causam doenças, como as cardiovasculares, que podem levar à morte. Eliminá-las não é uma tarefa muito simples. Para que isso ocorra, a pessoa tem que manter um objetivo, se dedicar aos treinamentos e exercícios físicos regulares, sem esquecer, é claro, da boa alimentação.
As gorduras são chamadas de lipídios e, junto aos carboidratos e proteínas, formam os macronutrientes da dieta. Todos os nutrientes ingeridos em excesso - proteínas e carboidratos - são armazenados no organismo como gordura, formando o tecido adiposo. A nutricionista Cristiane Perroni informou que, se consumidas de maneira consciente, uma das funções da gordura é nos proteger contra o frio. A outra, e não menos importante, é gerar energia para nosso corpo, assim como os carboidratos, mas de forma mais lenta.
As causas
O acúmulo de gordura, que pode gerar a obesidade, tem causa multifatorial, envolvendo questões biológicas, econômicas, sociais, políticas e culturais. A genética contribui com menos de 10% dos casos. Outros fatores, como comportamento alimentar, sedentarismo e prática da atividade física, possuem maior influência sobre o excesso de gordura corporal. Algumas doenças endócrinas, como hipotiroidismo e problemas no hipotálamo, representam menos de 1% dos casos de excesso de peso.
A ocorrência de obesidade dos pais leva a um risco aumentado de ocorrência de obesidade nos filhos, chegando a um risco quase duas vezes maior (80%) para os indivíduos com pai e mãe obesos, relacionados, principalmente, aos hábitos de vida.
Como evitar
* Manter uma alimentação saudável, mais natural possível e variada;
* Praticar atividade física com o objetivo de prevenir e tratar o excesso de peso;
* Manter um estilo de vida saudável;
* Ser mais ativo nas atividades do dia a dia;
* Evitar dietas que prometem a perda de peso imediata e parar de práticar esportes com efeitos mágicos.
Tratamento
* Procurar o cardiologista para realizar exames de rotina;
* Consultar o nutricionista para melhorar e enriquecer a alimentação;
* Praticar atividades físicas com acompanhamento de um profissional de Educação Física;
* Evitar alimentos fritos.
Papo de especialista
"O acúmulo de gordura subcutânea pode causar aumento de gordura nas vísceras, ampliando as chances de doenças coronarianas. Quanto menor for a massa magra do indivíduo, ou seja, menor quantidade de músculos no corpo, mais lento será o seu metabolismo. A consequência disso é que, ao se baixar a taxa metabólica, o consumo de calorias do indivíduo deve ser cada vez menor, não importando o peso corporal total. E afeta, também, a prática, já que a pessoa terá menos músculos para proteger suas articulações em função do impacto absorvido nas corridas". Manuel Lago, preparador físico e colunista do EU ATLETA

Nenhum comentário:

Postar um comentário