terça-feira, 11 de junho de 2013

Copa das Confederações é teste dentro e fora de campo para Brasil

A Copa das Confederações, que acontecerá de 15 a 30 junho, é muito mais do que um ensaio geral para a Copa do Mundo de 2014, uma vez que os preparativos do Brasil para o evento tiveram obstáculos e atrasos.
Polêmicas envolvendo o governo, a Fifa, os órgãos esportivos locais, as construtoras, e até os políticos têm atrapalhado a preparação brasileira. Candidato único, o país foi anunciado pela Fifa como sede da Copa do Mundo em outubro de 2007.
No entanto, dos seis estádios da Copa das Confederações, apenas Fortaleza e Belo Horizonte cumpriram o prazo de conclusão, até dezembro de 2012. As outras arenas, Brasília, Recife, Rio de Janeiro e Salvador, sofreram atrasos e algumas só foram testadas de forma oficial a menos de um mês do início da competição.
A Copa das Confederações, que acontece um ano antes de a bola rolar no Mundial, vai definir, provavelmente mais fora do que dentro de campo, o quão preparado o país está para o grande evento.
 Na estreia da Copa das Confederações, o Brasil encara o Japão, primeiro time a se classificar para a Copa de 2014, e depois enfrenta México e Itália no grupo A. Já no grupo B, a atual campeã do mundo Espanha duela com Uruguai, Nigéria e os azarões do Taiti.
O sorteio em São Paulo no último mês de dezembro colocou lado a lado os campeões do mundo e da Europa e a modestíssima seleção do Taiti, em um dos mais divertidos e paradoxais confrontos da competição.
138ª colocada do ranking da Fifa, a nação da Oceania vai encarar a equipe de Vicente del Bosque no Maracanã no segundo jogo da fase de grupos, após medir forças com a campeã africana Nigéria na partida de abertura.
O Taiti surpreendeu ao se classificar no torneio da Oceania, superando a Nova Caledônia para assegurar a vaga. Agora, no entanto, o desafio é deixar alguma boa impressão nos campos do Brasil.
 Enquanto o Taiti desfruta dos holofotes, para times como Espanha, Itália, Japão e provavelmente México, Uruguai e Nigéria, o torneio oferece uma chance de se familiarizar com o ambiente da Copa do Mundo no ano seguinte.
 A competição, que começa em Brasília com o jogo entre Brasil e o campeão asiático Japão, no dia 15 de junho, será disputada em seis das 12 cidades que receberão jogos do Mundial daqui um ano.
A final será realizada no Maracanã no dia 30 de junho, exatos 347 dias antes de a Copa do Mundo ter seu pontapé inicial, no dia 12 de junho de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário