segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Eliminação da dupla Grenal criam final inédita e esquentam segundo turno do Gauchão

Desde que a atual fórmula foi instituída no Gauchão, em 2009, jamais havia acontecido de nem Inter nem Grêmio chegarem na final de um dos turnos. Ocorreu em 2012. O Inter saiu nas quartas de final, o Grêmio na semi, e a Taça Piratini terá final inédita. Além disso, a queda dos grandes esquenta o segundo turno da competição, única maneira de ambos disputarem a decisão absoluta.
A história recente do Campeonato Gaúcho aponta supremacia total da dupla Gre-Nal. O primeiro ano da atual fórmula apontou o Internacional vencendo ambos os turnos. Em 2010 o Grêmio venceu o primeiro turno, o Inter o segundo, mas o título absoluto foi gremista. Em 2011, mais uma vez o time do Olímpico venceu o primeiro turno, o do Beira-Rio o segundo, mas desta vez o título foi vermelho. Agora, pela primeira vez, um time do interior levará a Taça Piratini, Caxias ou Novo Hamburgo, no Estádio do Vale.
A falta de Inter e Grêmio nas finais farão do segundo turno a única chance para ambos disputarem o título absoluto do Campeonato Gaúcho. Tal situação é pior para o Inter, que terá disputa simultânea entre o Estadual e a Libertadores. A ideia era vencer o turno de abertura para aliviar o calendário, algo que não foi possível. Portanto, a rivalidade Gre-Nal, que não estará presente na final do primeiro turno, será pauta do segundo. Ambos buscarão o título de todas as formas, para evitar uma conquista do interior, algo que não acontece desde 2000, com o Caxias. Enquanto isso, os times menores vêem em 2012 uma expectativa de renascimento. O objetivo é mostrar que, mesmo distante da glória em competições nacionais, o interior gaúcho também é candidato ao título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário