O ginasta Arthur Zanetti e a jogadora de vôlei Sheilla foram eleitos nesta terça-feira os melhores atletas brasileiros do ano, durante a 14ª edição do Prêmio Brasil Olímpico, premiação organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), no Theatro Municipal do Rio. Os dois ganharam a eleição graças ao sucesso que tiveram na Olimpíada de Londres, quando conquistaram a medalha de ouro.
Zanetti ganhou a disputa com o nadador Thiago Pereira e o pugilista Esquiva Falcão Florentino, ambos medalhistas de prata nos Jogos de Londres. E Sheilla levou a melhor na eleição que contou ainda com Sarah Menezes, campeã olímpica no judô, e Yane Marques, que ganhou bronze no pentatlo moderno. Os vencedores foram escolhidos por júri especializado formado pelo COB e pelo voto popular.
A escolha dos três finalistas em cada categoria foi feita pelo júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. O voto deles teve 50% de peso na definição dos dois vencedores anunciados nesta terça-feira. A outra metade veio justamente da eleição popular, com votação aberta durante quase um mês inteiro para o público através do site do COB.
Além dos melhores atletas do ano no masculino e no feminino, o Prêmio Brasil Olímpico premiou outros destaques brasileiros no esporte em 2012. O júri especializado apontou os atletas que foram os melhores em cada uma das 43 modalidades olímpicas, o que permitiu homenagear Neymar (futebol), Robert Scheidt (vela) e Marcelinho Huertas (basquete), entre outros.
Entre os técnicos, houve um prêmio para o melhor dos esportes coletivos e outro para os individuais. Assim, José Roberto Guimarães, que levou a seleção brasileira feminina de vôlei ao bicampeonato olímpico, junto com Sheilla, e passou a ter três medalhas de ouro no currículo (ganhou também com o time masculino em 1992), e Marcos Goto, que trabalha com Zanetti, foram os vencedores.
Houve também espaço para premiar feitos do passado, que entraram para a história do esporte brasileiro. Assim, pelo conjunto da carreira, a ex-jogadora Hortência Marcari, um dos maiores nomes do basquete mundial, ganhou o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, homenagem que já foi feita anteriormente para Eder Jofre, Nelson Prudêncio, Maria Lenk e Bernard Rajzman, entre outros.
Confira os vencedores em cada modalidade olímpica:
Atletismo - Marílson dos Santos
Badminton - Daniel Paiola
Basquete - Marcelinho Huertas
Boxe - Esquiva Falcão
Canoagem Slalom - Ana Sátila
Canoagem Velocidade - Erlon Silva e Ronilson Oliveira
Ciclismo BMX - Squel Stein
Ciclismo Estrada - Magno Nazareth
Ciclismo Mountain Bike - Rubens Valeriano
Ciclismo Pista - Gabriel Yumi
Desportos na Neve - Jaqueline Mourão
Desportos no Gelo - Luiz Fernando Manella
Esgrima - Renzo Agresta
Futebol - Neymar
Ginástica Artística - Arthur Zanetti
Ginástica de Trampolim - Carlos Pala
Ginástica Rítmica - Natália Gaudio
Golfe - Alexandre Rocha
Handebol - Eduarda Amorim
Hipismo Adestramento - Luiza Almeida
Hipismo CCE - Ruy Leme da Fonseca
Hipismo Saltos - Álvaro Affonso de Miranda (Doda)
Hóquei Sobre Grama - Matheus Ferreira
Judô - Sarah Menezes
Levantamento de Peso - Jaqueline Ferreira
Lutas - Joice Silva
Maratona Aquática - Ana Marcela Cunha
Natação - Thiago Pereira
Nado Sincronizada - Nayara Figueira
Pentatlo Moderno - Yane Marques
Polo Aquático - Gustavo Guimarães
Remo - Fabiana Beltrame
Rugby - Paula Ishibashi
Saltos Ornamentais - Cesar Castro
Tae kwon do - Diogo Silva
Tênis - Bruno Soares
Tênis de Mesa - Caroline Kumahara
Tiro com Arco - Daniel Xavier
Tiro Esportivo - Roberto Schmits
Triatlo - Pamela Oliveira
Vela - Robert Scheidt e Bruno Prada
Vôlei de Praia - Alison e Emanuel
Vôlei - Sheila Castro
Nenhum comentário:
Postar um comentário