quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Na quadra e na areia, meninas do Brasil se destacam no vôlei em 2012

O ano do vôlei para o Brasil ficará marcado pelo sucesso das mulheres, campeãs olímpicas nas quadras e do Circuito Mundial nas areias, além da chegada de um dirigente do país ao cargo máximo do esporte.
As decepções ficaram com os homens, que não conquistaram ouro olímpico em Londres, perdendo as duas finais, na quadra e na areia.
O técnico José Roberto Guimarães foi outro que entrou para a história, como o primeiro brasileiro a conquistar três títulos olímpicos: Barcelona 1992 (com a seleção masculina), Pequim 2008 e Londres 2012 (com a seleção feminina).
Nos bastidores, o ano de 2012 deve representar um significativo fortalecimento do vôlei no Brasil, com a eleição de Ary Graça como novo presidente Federação Internacional de Vôlei (FIVB), em setembro, no Congresso Mundial, realizado em Anaheim (Califórnia).
Nas duas outras competições de seleções, mais uma vez as meninas tiveram melhor desempenho, com o vice-campeonato do Grand Prix, que terminou com o título dos Estados Unidos.
Das quadras para as areias, Juliana e Larissa protagonizaram algumas das mais importantes notícias do ano. A dupla brasileira conquistou o tetracampeonato do Circuito Mundial, o sétimo em oito anos. Para as atletas, no entanto, o ano ficou marcado pelo anúncio do fim da parceria vitoriosa.
Em Londres, Juliana e Larissa não conseguiram o ouro, ficando com a medalha de bronze. O título olímpico ficou com as americanas Walsh e May, pela terceira vez consecutiva, e a prata com Kessy e Ross, ambas as duplas dos Estados Unidos.
No masculino, Alisson e Emanuel, outra dupla desfeita com o fim de 2012, chegaram à final, mas acabaram derrotados pelos alemães Brink e Reckermann. O bronze, de forma surpreendente, foi para a Letônia, com Plavins e Smedins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário