quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Permanência dos treinadores nos clubes começa a ser implantada no Brasil

Dos 20 times que disputarão a Série A do Campeonato Brasileiro do ano que vem, 14 deles já confirmaram ou pretendem confirmar a renovação do vínculo de seus comandantes por mais uma temporada.
Dentre todos os treinadores já com a renovação acertada, o vínculo de Vanderlei Luxemburgo é o mais longo. Com contrato de dois anos, o técnico, que chegou ao Grêmio em fevereiro deste ano, terá a chance de permanecer o mais longo tempo de sua carreira a frente de uma só equipe.
Junto com Vanderlei, os técnicos que seguirão em seus postos para a temporada 2013 são Oswaldo de Oliveira, do Botafogo, Tite, do Corinthians, Marquinhos Santos, do Coritiba, Guto Ferreira, da Ponte Preta, Muricy Ramalho, do Santos e Gaúcho, do Vasco da Gama, que de interino foi efetivado com a chegada de Ricardo Gomes para a direção de futebol.
Se a lista de garantidos é grande, a de possíveis renovações também possui seu peso. Com o atual campeão brasileiro Abel Braga puxando a fila, nomes como Ney Franco, do São Paulo, Alexandre Gallo, do Náutico e Cuca, do Atlético-MG aproveitarão as férias para discutir suas permanências. Jorginho, que garantiu a permanência do Bahia na Série A na última rodada, é visto como prioridade em Salvador, mas seu futuro ainda é incerto.
Goiás, Criciúma, Atlético-PR e Vitória disputaram a Série B deste ano e carimbaram seus passaportes para a elite do futebol nacional na próxima temporada. Como recompensa pelo resultado alcançado, três dos quatro treinadores vitoriosos continuarão para a disputa da Primeira Divisão.
Campeão com o Esmeraldino, Enderson Moreira, renovou por mais uma temporada.
Assim como Ricardo Drubscky, que chegou na função de interino e comandou a arrancada do Furacão durante o segundo turno do campeonato, e Paulo Comelli, que acertou a renovação com o Vitória no último domingo. Paulo, aliás, é um exemplo das dificuldades do técnico brasileiro. Em pouco mais de 20 anos de carreira, o ex-jogador está em seu 40º trabalho.
O Cruzeiro já tem novo comandante, Marcelo Oliveira assinou contrato até o final da temporada.
Se a busca pela continuidade parece estar cada vez mais se tornando a tônica entre os clubes de futebol, alguns gigantes do futebol nacional viverão tempos de mudança neste fim de ano. Com o interino Osmar Loss a frente da equipe depois da saída de Fernandão, o Internacional corre atrás de um novo comandante. O nome de Dunga é o mais falado e apenas questões financeiras separam o clube do acerto com o ex-jogador, que foi revelado pelo Colorado.

Outro grande que segue sem saber quem comandará seu elenco em 2013 é o Flamengo. Longe de ter feito um bom Nacional, Dorival Júnior e Zinho, diretor de futebol, irão se reunir nos próximos dias com o presidente eleito, Eduardo Bandeira de Mello e definir seus futuros.
Além de Inter e Flamengo, a Portuguesa de Geninho também ainda não confirmou qual será seu treinador para a próxima temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário