sábado, 13 de outubro de 2012

Estádios brasileiros serão classificados de uma a cinco estrelas

No embalo dos investimentos bilionários da Copa-2014, cerca de 150 estádios de todos os Estados brasileiros serão classificados de uma a cinco estrelas, num ranking similar ao dos hotéis.
Itens como conforto, segurança e higiene serão avaliados para criar uma lista com o que há de melhor e pior nas arenas do país do futebol.
O projeto é parceria do Ministério do Esporte e da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). O ministério bancará o custo de R$ 5,4 milhões  R$ 36 mil por estádio.
As vistorias serão feitas por pesquisadores da UFRJ, com o apoio de outras universidades. Para se chegar aos 150, foram delimitados estádios com capacidade mínima para 10 mil pessoas. No total, o país tem mais de 600 arenas.
O ministério pretende usar o ranking para exigir o mínimo de qualidade em determinadas competições ou jogos. As regras estão em estudo.
Com esse ranking, afirma Castilho, será possível evitar polêmicas como a de Santos e Atlético-PR, que não puderam disputar a final da Libertadores em suas casas por falta de estádio considerado adequado pela organização.
O ranking deverá ser divulgado no primeiro semestre de 2013. Um dos objetivos do governo é criar um canal on-line para torcedores enviarem fotos e reportarem problemas para, assim, o monitoramento ser contínuo nos estádios.
O próximo passo em discussão é o ministério bancar os projetos das reformas e, com esses orçamentos, oferecer financiamento.
A vistoria abordará detalhes como o número de banheiros e se há um sistema de evacuação de multidões ou monitoramento visual do público, entre outros itens.
A vistoria servirá também para evitar tragédias como a que o ocorreu em 2007 no estádio da Fonte Nova, em Salvador (BA), quando parte da arquibancada desmoronou, e sete pessoas morreram.
Todas as arenas para mais de 40 mil torcedores terão uma análise específica da estrutura física e de riscos de desabamento

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário